sexta-feira, 20 de maio de 2011

Samadhi

Sabemos que cada palavra tem seu sentido e seu signifido, aprendemos isso desde muito cedo. Vamos para a escola e lá as regras em torno disso ficam ainda mais explícitas. De forma simplificada por que não estou aqui (nesse blog) para dar aula de português, aprendemos que existem os substantivos (Nomes) e os adjetivos (qualidades).
E como gostamos dessas classificações! Adoramos saber a nomenclatura das coisas... Já percebeu?
Surgiu uma nova teoria... nome!
Abriu um restaurante novo...nome!
Tá com algumar dor...nome!

E se formos nós a dar a nomenclatura então! Nossa! É realização na certa. Quer ver?

Descobriu que está grávida...menino ou menina? Nome!

Se parássemos por aqui tudo bem, o problema começa na classificação dos adjetivos! Por que nada tem apenas um nome. Vem o nome e logo (subentendido) algum adjetivo...

Bom ou ruim...
Feio ou bonito...
Quente ou frio...
Alto ou baixo...
Feminino ou masculino...

E assim vai, a lista é imensa...

E sabe onde desemboca essa conversinha tão sem pretensão sobre classificação de palavras?
Na DUALIDADE!

Pense comigo, se cada palavra tem por conseguinte um adjetivo que a define, a qualifica, tudo acaba se tornando dúbio...e isso gera conflito! Pois estamos o tempo todo tendo de nos posicionar. Estamos sempre numa eterna tarefa de escolher. E o pior é que nem percebemos isso!

Se você parar para analisar desde a hora que acordamos, naquele exato momento você começa a (triste, complicada e cansativa) tarefa de fazer escolhas e se posicionar...breve esboço desse quadro (experiência própria desse dia):.

*Despertador toca - abro os olhos – vejo a hora - sinto frio- (penso:”está frio”... que droga!) decido= mais cinco minutos na cama...- depois que os 5 minutos se prolongam por 15... - (penso: “hora de fazer minhas primeiras orações agradecer e pedir proteção para mais esse dia”) faço as orações decido= hora de levantar da cama – sinto frio novamente (penso: “eita frio danado”) – olho para fora – percebo que ainda está totalmente escuro – (penso: “quero mais uma hora de sono!”) - está chovendo (penso: “quero o resto da manhã de sono!”) - vejo que meu pai ainda esta no quarto se arrumando decido= hora de dar um abraço apertado no papi - (penso: “eita coisa boa!”) - desejo-lhe um otimo dia (penso: “que bom que você existe!”) - escolha da roupa do dia (penso “ ai que medo de passar frio...melhor me encasacar mais”) decido= 2 casacos, um colete, uma calça jeans 1 par de meias, tênis (rosa pra combinar com a o colete), cinto colorido (penso: vontade de colocar toca de lã) decido= nada de toca(!!!) – (penso: não quero ser taxada de louca na rua) - olho para fora – ainda está muito escuro (penso –“ vou deixar a luz da rua acesa”) e + 1 X (penso: “essa luz vai ficar acesa o dia todo”) decido= vou acordar meu irmão para ele apagar a luz...

Uffa...esse é o esboço de 30 min da minha manhã...olha quanto pensamento, e escolhas...fora aquelas inconscientes que não vem ao caso analisar agora.

Na meditação buscamos sair do circulo vicioso de tantos pensamentos, julgamentos e posicionamentos. Sentamos no tapetinho, tentamos manter nosso corpo imóvel e realizar em nossa mente essa mesma (árdua tarefa) de mantê-la i-mó-vel! Parece dificil, e é mesmo. Calar a mente é trabalho que requer disciplina e perseverança, mas só quem conseguiu ter por alguns instantes a sensação de plenitude da não dualidade...do simplesmente Ser (sem nenhum adjetivo subentendido) sabe o quanto é gratificante essa sensação.

O objetivo do yogue é chegar ao estado de samadhi...você sabe o que é samadhi? Aí vai:
O samadhi é a unidade com o Espírito, é o estado mais elevado o qual se consegue através da meditação prolongada e profunda. Samadhi é a expansão da alma no Espírito. Consiste em retirar a mente dos sentidos para unificá-la ao Espírito. Consiste em dissolver a bolha do ego no oceano do Espírito. Consistem em unificar a pessoa que medita, a meditação e o objeto da meditação, em um só. O samadhi é uma expansão da consciência humana na Consciência Cósmica. Consistem em retirar a consciência humana do plano dos sentidos para dirigí-la à subconsciência, à supraconsciência, à Consciência Crística e, finalmente, ao estado de Consciência Cósmica.


Um verdadeiro yogui pode sentir o céu como se fosse seu corpo e a Energia Cósmica como se fosse o alento de sua vida. Pode sentir a batida de seu coração em todos os corações; pode sentir sua mente em todas as mentes; pode perceber os sentimentos de todos; pode sentir Sua presença em todo movimento.

Eu leio as palavras acima e meu Mestre Jesus é quem me vem a mente. Para mim não existe expressão mais pelna de vivẽncia total em estado de samadhi do que Jesus Cristo...

Por isso pratico e ensino yoga cristã! Para mim não existe outra forma de chegar ao estado de Samadhi senão por Ele, e na verdade...chegar ao estado de samadhi é chegar a Ele...

Que possamos sentar em nossos tapetinhos...entoar o mantra que melhor expresse nossa busca (e o meu mantra hoje é “Vem Senhor”)...e deixar que Ele venha te levar ao estado de Samadhi...
Yoga é União...união de mente corpo e espírito...união com Deus e com o próximo.

Namastê – (Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você!)

Bom final de semana!!!

Luana – inspirada por um coração que bate e uma alma que anseia por união...

2 comentários:

  1. Lindo. Concordo com tudo..

    Roberta Marchi

    ResponderExcluir
  2. Decidir é dolorido, porém necessário. E na vida é preciso fazer escolhas e, principalmente, arcar com as consequências dessas escolhas, por isso é díficil decidir. Mas a gente tá ai pra pagar essa fatura.

    ResponderExcluir